top of page
Foto do escritorSEMEAR fertilidade

Transferência de embriões: entenda o processo

A transferência de embrião pode ser realizada no mesmo ciclo da estimulação ovariana, alguns dias após a punção folicular, congelando apenas os embriões excedentes, ou podemos congelar todos os embriões (também conhecido como freeze-all) para transferir em um ciclo futuro.


O congelamento de todos os embriões está sendo cada vez mais utilizado em todo o mundo, por apresentar algumas vantagens, como redução no risco de síndrome de hiperestimulação ovariana e também por facilitar a organização do ciclo.

Embriões: Euploide, Mosaico e Aneuploide

Quais são as etapas, desde a estimulação ovariana até a transferência?


Estimulação Ovariana e Coleta de Óvulos: No início, a paciente passa pelo processo de estimulação ovariana para aumentar a produção de óvulos. Esses óvulos são coletados através de punção ovariana.


Formação e Congelamento de Embriões: Após a coleta, os óvulos são fertilizados em laboratório, resultando nos embriões que são congelados em alta qualidade, utilizando técnicas avançadas de criopreservação (Freeze-all).


Preparação do Endométrio: A transferência do embrião pode ser realizada no mesmo ciclo da punção, o que é conhecido como transferência de embriões frescos, sendo realizada usualmente entre 2 e 7 dias após a punção dos folículos. Para realizar a transferência de embriões que foram congelados, é importante preparar o útero para receber o embrião. Este preparo pode ser:

  • Com ovulação ou natural: Acompanha-se a ovulação da paciente, podendo ou não induzir a ovulação. As principais vantagens são: menor uso de medicamentos, menor risco de desordens hipertensivas durante a gestação, menor risco de parto pré-termo e de hemorragia pós-parto.

  • Sem ovulação ou artificial: Usamos hormônios para mimetizar as alterações que ocorrem durante um ciclo menstrual normal para preparar o útero para receber o embrião. As principais vantagens são: maior flexibilidade para a data da transferência, pode ser aplicado em todas as mulheres, inclusive após a menopausa.


Transferência do Embrião: Com o endométrio pronto, o embrião descongelado é transferido para o útero, no momento mais propício para aumentar as chances de sucesso.


Embriões: Euploide, Mosaico e Aneuploide

Converse com um especialista!

O caminho da reprodução assistida é cheio de informações, o acúmulo de dúvidas pode gerar ansiedade e confundir quem está passando por todo o processo. Converse com seu médico para esclarecer suas dúvidas e garantir a tranquilidade durante essa jornada.





Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page