top of page

Líquido no Endométrio Pode Atrapalhar a Gestação?

  • Foto do escritor: SEMEAR fertilidade
    SEMEAR fertilidade
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 3 dias

A presença de líquido dentro do endométrio pode representar um desafio para a implantação do embrião, afetando diretamente as chances de sucesso da gestação em tratamentos de reprodução assistida.


Embriões: Euploide, Mosaico e Aneuploide

O Que Causa o Acúmulo de Líquido no Endométrio?

O líquido endometrial pode ter diferentes origens, sendo as mais comuns:

  • Istmocele: Cicatriz, resultante de cesáreas anteriores, que pode produzir mais fluído que o normal. Esse excesso de fluido pode não ser drenado adequadamente para a vagina e acabam ficando dentro do útero.

  • Estenose (estreitamento) do colo uterino: Um estreitamento excessivo do colo do útero que impede a saída do líquido produzido pelo útero para a vagina.

• Hidrossalpinge: condição caracterizada pela presença de trompas dilatadas e obstruídas, O líquido destas trompas pode acabar fluindo para o úter


Por que o Líquido Pode Prejudicar a Implantação?

O líquido pode dificultar o contato/implantação do embrião com o útero e mesmo facilitar a expulsão do embrião. Ao invés de entrar em contato com o útero, esse líquido funcionaria como uma grande piscina e se o embrião ficar no líquido, pode acabar sendo expulso do útero com mais facilidade. Além disso, muitas vezes esse líquido pode ter substâncias inflamatórias que podem prejudicar o desenvolvimento do embrião.


Embriões: Euploide, Mosaico e Aneuploide

O que fazer caso eu tenha líquido na cavidade uterina antes da transferência?

O ideal é investigar a causa do acúmulo de líquido e tratá-la antes de realizar a transferência embrionária. Algumas estratégias incluem:

  • Tratamento da causa subjacente: Quando possível, tratar a origem do líquido, seja pela dilatação do canal endocervical no caso de uma estenose do colo uterino ou de istmocele, ou através da remoção das trompas dilatadas..

  • Aspiração do líquido: Em casos onde a presença de líquido é persistente e inevitável, pode-se realizar a aspiração imediatamente antes da transferência para minimizar os efeitos negativos na implantação.

Como Proceder?

Se há suspeita de líquido no endométrio, é essencial buscar uma avaliação médica para determinar o melhor plano de ação e aumentar as chances de sucesso da gestação.




Comments


bottom of page