Um pólipo endometrial ou pólipo uterino é uma massa na cavidade do útero. Os pólipos consistem em tecido denso e fibroso (estroma), vasos sanguíneos e espaços semelhantes a glândulas revestidos com epitélio endometrial. Eles podem ter uma grande base plana (sésseis) ou estar presos ao útero por um pedículo alongado (pediculado), sendo que os pediculados são mais comuns. Os pólipos são redondos ou ovais e medem entre alguns milímetros e vários centímetros de diâmetro. Geralmente têm a mesma do endométrio circundante (rosa esbranquiçado), embora os grandes possam ter um tom vermelho mais escuro, sendo comum notar vasos sanguíneos em sua superfície. Pólipos maiores, principalmente os pediculados, podem se projetar através do colo do útero para dentro da vagina.
Entenda mais!
Sinais e sintomas
Pólipos endometriais geralmente não causam sintomas. Quando presentes, os mais comuns são relacionados a sangramentos vaginais irregulares, excessivos e sangramento vaginal após a menopausa. Especula-se que esse sangramento possa ocorrer pela ruptura dos vasos na superfície dos pólipos. Quando um pólipo grande acaba projetando-se para a vagina, pode ocorrer dor.
Causa
Nenhuma causa definitiva para os pólipos endometriais é conhecida, mas eles parecem ser afetados pelos níveis hormonais e crescem em resposta ao estrogênio circulante. Os fatores de risco incluem obesidade, pressão alta e histórico de pólipos em outras regiões, particularmente no colo uterino. O uso de tamoxifeno ou terapia de reposição hormonal também pode aumentar o risco de pólipos uterinos.
Diagnóstico
Os pólipos endometriais geralmente são detectados pela ultrassonografia transvaginal, sendo o diagnóstico mais preciso quando se injeta salina na cavidade uterina para funcionar como contraste.
Tratamento
Quando na presença de sintomas, os pólipos podem ser removidos através de uma histeroscopia cirúrgica. Neste tipo de tratamento, o cirurgião entra com uma câmera de vídeo e uma alça elétrica na cavidade uterina para fazer a ressecção do pólipo.
Pólipos endometriais, infertilidade e chance de sucesso na FIV
Há vários estudos avaliando o impacto dos pólipos como causa de infertilidade ou modificando a chance de sucesso da FIV, com resultados conflitantes. Desta forma, estima-se que se houver algum efeito ele seria pequeno. Desta forma, na presença de pólipos e dificuldade para engravidar, é muito importante discutir com seu médico, preferencialmente um especialista em fertilidade, sobre as vantagens/desvantagens da remoção.
Comments