A Fertilização In Vitro (FIV) é uma excelente alternativa para mulheres que desejam engravidar. No entanto, para mulheres que passaram por laqueadura a pergunta inevitável é: qual a chance de sucesso na primeira tentativa de FIV? Vamos explorar os principais fatores que influenciam o sucesso desse procedimento para mulheres laqueadas e entender como a idade, a saúde dos óvulos e outros aspectos impactam as taxas de sucesso.
VEJA MAIS: COMO FUNCIONA O RECEBIMENTO DE ÓVULOS DOADOS?
Idade da pessoa que produz os óvulos e reserva ovariana
A idade da pessoa que está produzindo os óvulos e o número de óvulos que esta pessoa consegue produzir são os dois aspectos mais importantes para estimar a chance de sucesso da FIV.
Uma mulher com menos de 30 anos que consiga produzir mais de 20 óvulos, tem mais de 90% de chance de conseguir um bebê com os embriões produzidos nesse ciclo.
Já mulheres com 40 anos ou mais que conseguem menos de 5 óvulos por tratamento, tem < 5% de chance de sucesso.
Outros Fatores que Interferem na Taxa de Sucesso
A FIV depende também da qualidade do embrião formado e da saúde do útero. Embriões de alta qualidade têm maior probabilidade de se desenvolverem com sucesso, e o útero precisa estar saudável para a implantação. Outro aspecto a considerar é se as trompas estão livres de qualquer condição que possa interferir, como a hidrossalpinge, que pode afetar negativamente o ambiente uterino. Todos esses fatores podem ser avaliados previamente com o seu médico.
Para uma mulher laqueada, a FIV é uma opção viável e é fundamental realizar um acompanhamento completo com especialistas, que vão planejar o melhor protocolo para aumentar as chances de gravidez, considerando todos os fatores mencionados.
Comments