A estimulação ovariana, realizada por meio de medicação hormonal no contexto do tratamento de reprodução assistida, tem como objetivo promover o crescimento significativo dos folículos, de modo que alcancem um diâmetro médio de 14 a 20. Folículos com este diâmetro tem uma maior probabilidade de conter óvulos maduro em seu interior e também são os que respondem melhor ao desencadeamento da ovulação.

Caso seja optado por aspirar o líquido destes folículos grandes, sem desencadear a ovulação, não conseguiremos óvulos, pois eles ficam presos na parede dos folículos.
Os óvulos se soltam da parede dos folículos usualmente 30-35h após o desencadeamento da ovulação e os folículos se rompem liberando os óvulos usualmente 38-42h após o desencadeamento.

Tenho um endometrioma, é viável fazer estimulação quando o ovário bom estiver ovulando? #respondedr
Por isso é fundamental se bloquear o desencadeamento natural da ovulação ou perderíamos os óvulos antes da punção. E também é importante definir um intervalo adequado entre o desencadeamento artificial da ovulação e a punção ovariana, sendo geralmente definido entre 34-37 horas, dependendo do tamanho dos folículos.
Cada mulher possui um intervalo ideal entre o desencadeamento e a aspiração folicular, o qual não é possível prever.
Apenas após o resultado da primeira punção folicular, é que teremos informações suficientes para ajustar esse intervalo de modo a tentar aprimorar o resultado.
Comments